Berlim e a sua montra de brinquedos e 'ajudantes' humanos 2.0 (reportagem em Berlim para o jornal Destak. setembro 2015). É uma indústria que move milhões (de euros, de pessoas, de ideias, de possibilidades). Como se de uma loja de brinquedos se tratasse, a IFA - feira de tecnologia a pensar em bens de consumo de Berlim –, é a mais importante da Europa e traz novidades sob diversas formas, em produtos e apostas futuras. Este ano a Internet das Coisas é rainha e senhora – cada vez mais se mostra máquinas de lavar, frigoríficos, fogões e até mesas inteligentes, ligadas em rede. Dois dias antes do evento começar (abriu ao público sexta-feira, 4 de setembro) é grande o rebuliço dentro e fora do Messe Berlin. Centenas tentam colocar os pavilhões prontos para o público em geral e, para nossa surpresa, a poucas horas do início oficial do evento ainda não há piso em alguns dos pavilhões, há caixotes por todo o lado e stands a serem terminados. O caos é completo e parece que vão haver muitos a fazerem 'direta' para ter tudo pronto - o estilo de deixar tudo para a 'última' afinal também pode ser alemão. Certo é que no dia oficial da abertura ao público tudo estava no lugar e nem sinal do caos anterior. Nos tais dois dias antes das portas se abrirem ao público dentro e fora do centro Messe Berlin há eventos de apresentação de novos produtos para mais de três mil jornalistas de todo o mundo, ávidos pelas últimas novidades. As conferências de imprensa mais mediáticas (como as da Samsung, ontem, e Sony) enchem depressa e muitos ficam de fora, em zonas específicas para ver a transmissão).
A tecnologia está bem, na moda (já assistimos a desfiles de moda com smartphones, relógios inteligentes, tablets como prato principal da passerelle - Huawei) e recomenda-se. Por aqui, é possível ver o futuro em funcionamento: desde mesas de centro onde é possível selecionar o vídeo (a imagem projectada na mesa é controlável pelos nossos gestos) que queremos ver na tv e num gesto conseguimos “atirá-lo” para o televisor (um protótipo da Panasonic); até ao primeiro smartphone com resolução de imagem 4K (Sony Z5 Premium); passando por um incrível robô (ao estilo R2D2 e com nome BB-8) telecomandado e com espírito rebelde, que gira sobre ele próprio, da Sphero, que participa no próximo Star Wars e fica agora à venda na Europa por 169 euros. A Huawei lança com o seu smartphone de 5,5” Mate S a tecnologia force touch que, entre outras funcionalidades, permite pesar objetos – infelizmente não tem chegada prevista para Portugal, mas nós estivemos com um nas mãos e comprovámos que funciona. Ontem, sexta-feira, a gigantesca feira abriu ao público, para a semana pode ler aqui pelo Destak sobre alguns dos melhores gadgets apresentados na IFA. Até lá, Auf Wiedersehen. Comments are closed.
|
Autorprazeres da vida. tecnologia e comida. devaneios e divagações. bola e afins. trips, road trips e descobertas. by emot. Histórico
Agosto 2022
Categorias
Todos
|
Proudly powered by Weebly